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The Beach Boys é um banda de rock dos Estados Unidos formada em Hawthorne, Califórnia, em 1961, e é tida como uma das mais influentes da história do rock e do pop. Emplacou dúzias de canções nas paradas de sucesso (também emplacou quatro compactos no primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos da América), além de álbuns recordistas de venda. Foi incluída no Hall da Fama do Rock and Roll em 1988. Seu álbum Pet Sounds, de 1966, que contém clássicos como "Wouldn't It Be Nice", "Sloop John B", "God Only Knows" e "Caroline, No", é considerado umas das maiores obras primas da história da música pop.
O grupo original consistia do cantor-músico-compositor Brian Wilson, seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. Inúmeras mudanças tanto no estilo musical quanto na formação ocorreram durante a turbulenta existência da banda: os problemas psicológicos, abuso de drogas e o eventual afastamento de Brian; as mortes de Dennis em 1983 e Carl em 1998 e as batalhas legais entre os integrantes sobreviventes do grupo.
Foi uma banda que fez praticamente de tudo, surf rock (que foi o estilo inicial, sendo predominantemente do gênero até o sexto álbum, o All Summer Long), passando pela música clássica, country, blues, soul, bossa nova, música havaiana, até heavy rock como a All I Want To Do do álbum 20/20 de 1969. Ajudaram a criar o pop barroco e sunshine pop, que, talvez tenham sido responsáveis pelos primeiros discos dos gêneros em 1965 com o today e summer days (and summer nights).
Estes dois gêneros foram as principais origens do art rock, inaugurado justamente pelo pet sounds em 1966. Foi principalmente à partir do art rock que a música psicadélica se despontou na segunda metade dos anos 60.
História
Entre 1957 aproximadamente, os irmãos Wilson já ensaiavam seus vocais com influência de The Four Freshmen, infuência esta do pai Murry Wilson que escutava e tocava piano ouvindo o grupo. Nesta época os irmãos ensaiavam vocais na calada da noite para que o pai não acordasse, ou seja, era uma época dificil porque tinham medo de aprender música com as exigências de Murry, sendo que segundo Brian tinha medo das lições no piano e até de tocar nas teclas com medo das surras intermináveis.[1]
Até que um dia Brian surpeende os pais tocando ao piano[2] e, nesse mesmo ano Al Jardine conhece Brian, Carl e o primo Love na Hawthorne Highscool no futebol americano ,lugar este onde Al Jardine viu os irmãos e o primo cantarem juntos. Al Jardine nesta época tinha uma banda Folk chamada The Islanders, além de ser um fundador da banda chamando os Wilson para fazerem um som juntos desde a escola.[3]
Em 1958, quando Brian completa 16 anos ganha um gravador e começa a criar linhas vocais usando as vozes de Carl e sua mãe. Brian chamou a irmã de Love e um amigo para ensinar e treinar harmonias, além de sempre tentar fazer um som com colegas mas sem sucesso.
Em aproximadamente 1959 Brian, Love e dois amigos conseguem arrancar tremendos aplausos na escola cantando Hully Gully de Frank Rocco na versão de The Olympics, um grupo Doo Wop formado em 1957. Dizem que uma certa vez Brian chegou para o produtor de Four Freshmen alegando fazer as linhas vocais, então chamou para passar as vozes no estúdio que, no fim ficou impressionado com o resultado certinho que o rapaz havia feito. Outras influencias de Carl e Brian também foram Johnny Otis e Chuck Berry que ajudaram na mudança e modo de tocar piano e violão com o Rhythm & Blues.
Em 1960 começam a experimentar as primeiras gravações de surfin' e outros sons. Em 1961 é fundada The Beach Boys , antes chamada Pendletones, Kenny & Cadets e Carl and Passions, agora como instrumentistas onde gravam varias músicas como Surfin', Luau, Barbie, Surfer Girl, Surfin' Safari entre outras que, foram lançadas anos mais tarde como um álbum chamado Lost & Found. Até recentemente liberaram num blog a gravaçao de 1960 de surfin'.
Em 1961 foi o ano inaugural da banda, tocam o primeiro show ao vivo, gravam o compacto simples Surfin' pela Candix no lado a surfin' e lado b Luau. Surfin' conseguiu um 75# nos Estado Unidos, abrindo caminho para a gravadora Capitol Records.
Legado
Em 1962 entra David Marks, e também gravam o compacto Surfin' Safari com lado a Surfin' Safari e lado b 409, chegando com o lado a em 14# nas paradas americanas e o lado b em 76#. Esse compacto chega em outubro no Reino Unido, mas não chegou a fazer impacto, além do álbum ajudar na divulgação do Surf Rock e artistas como Dick Dale, e também à inaugurar o Surf Rock vocal junto com Jan & Dean. O álbum foi produzido por Nick Venet e Murry Wilson.
Chega o ano de 1963 e lançam um álbum ainda mais produzido e bem tocado chamado Surfin' USA. O compacto simples Surfin' USA com o lado a Surfin' USA e o lado b Shut Down, chega ao 1# no Canada, 3# na América, 6# na Suíça, 9# na Austrália e em 34# no Reino Unido em junho de 1963.
Uma polêmica foi o sucesso da canção Surfin' USA, que é simplesmente uma versão melódica do clássico de Chuck Berry , a Sweet Little Sixteen, apenas mudando a letra e interpretação, além de o início da guitarra ser tirada do clássico Movin 'n' Groovin de Duane Eddy, um dos pioneiros ao lado de Link Wray e contemporãneos na explosão do Rock Instrumental em 1958, estilo este pai do Surf Rock. Plágio para quem estuda música não é uma cópia, e sim uma composição diferente, porém muito parecida, sendo como uma inspiração na canção original; Pode ser chamada de plágio ou cópia barata, mas, a cópia propriamente dita ou versão se difere totalmente de plágio.
Portanto o que se passa na TV (emissoras sobre música em específico), informação e sítios na rede é informação infundada com base no desconhecimento do estudo e teoria musical.
Um outro motivo desta polêmica foi por Brian não ter creditado Berry na música, talvez por fazer uma homenagem à um clássico bastante conhecido na época, não esperando um processo surpreso nas costas. Berry por sua vez teve sua razão, e, foi creditado logo.
Ainda em 1963 lançam mais dois álbuns , o surfer girl e depois o little deuce coupe. Surfer Girl marca a liderança de brian pela primeira vez como produtor.
A faixa título é uma das mais lindas canções da primeira fase da banda, uma balada surf com variação melódica imprevisível e vocais doo wop profissionais com uma harmonia jazzificada. É considerada por uma das maiores canções do gênero doo wop e era incomum na época a sua sofisticação no rock. Influenciado por Phil Spector , especialmente be my baby, Brian passa à caprichar ainda mais na produção dos álbuns.[4]
O álbum little deuce coupe de 1963, mostra que o grupo estava mudando o som a cada dia, embora tenha algumas repetições no disco. É considerado como um dos primeiros discos conceituais, e é o primeiro álbum com o estilo hot rods, mesmo já ter gravado neste subgênero do surf rock no primeiro álbum, a 409.[5]
Chega 1964, e vêem os beatles dominar as paradas americanas, porém antes disso, já estavam gravando o disco lançado no mesmo ano, o shut down vol 2. Shut Down Vol 2 é o segundo e último disco na fase hot rods.
Shut Down Volume 2 marca a entrada da banda no mundo pop, com o exemplo da refinada don't worry baby, sendo como uma grande resposta à be my baby, gravada originalmente por the ronettes.
Neste mesmo ano, lançam o último disco com o predomínio do gênero surf rock, o All Summer Long que, foi como uma resposta à invasão britânica, chegando ao 1# nas paradas com a clássica I get around. É um disco cheio de músicas marcantes e bem trabalhadas.
Os vocais de I get around são dos mais emocionantes da década de 1960.
Depois desse penúltimo álbum de estúdio em 1964, lançam o ao vivo gravado no Memorial Auditorium em Sacramento, Califórnia; Beach Boys Concert. O disco mostra a qualidade do grupo, mostrando serem competentes instrumentistas, além de estarem bem entrosados, cantando e tocando muito bem ao mesmo tempo.
O último álbum de estúdio de 1964 marca o início de uma nova caminhada do grupo; O álbum natalino the beach boys christmas album que, além de levar a sua excelente bagagem inicial (o surf rock), ganha novas sonoridades, novos estilos como o jazz, e uma reunião de instrumentos ainda maior. O álbum é o ponta pé para a fase transitiva da banda que é a fase de 1965.
1965 e início da revolução
1965 um o ano importante para o grupo e para o rock sendo um alicerce para o álbum de 1966, o pet sounds, ajudando a transformar o rock como um estilo vanguardista com os álbuns today e summer days(and summer nights), mesmo o rock já estar caminhando nisso desde o fortalecimento do rock instrumental em 1958 e com a explosão do surf rock no início dos anos de 1960.
1964 é um ano que dá início à nova fase de um modo geral, com o sucesso do all summer long, com o christmas álbum cheio de orquestrações dignas das big bands do jazz, e, principalmente sendo o início das gravações do álbum today de 1965.
The Beach Boys Today, fortemente influenciado por Phil Spector, foi um álbum inédito para época, com Brian decidido à fazer um álbum ainda mais caprichado e à continuar a evolução do grupo, agora e forma mais séria do que nunca. Tudo começa com o surto de Brian no avião na volta de uma turne dos beach boys, mostrando não estar totalmente satisfeito com real ambição musical do grupo como ele realmente queria, mesmo com a contribuição para as transformações do rock nos seus álbuns anteriores. Contrata mais músicos de estúdio, implementa idéias experimentais, instrumentos não usuais no gênero, produção caprichada, músicas com maior variação melódica e com novos estilos musicias.
Um rock ou pop sofisticado que, contém linhas de jazz, surf rock mais sofisticado, elementos de flamenco, rock & roll, e elementos de música clássica. Revela ainda mais a genialidade de Brian Wilson, que continua com o álbum seguinte ainda em 1965, o summer days(and summer nights), com a mesma riqueza e proposta musical do today!, além de conter músicas pré psicadélicas, antes ainda de beatles lançar o help e rubber soul também em 1965. Estes dois álbuns dos beach boys de 1965 são praticamente os primeiros do estilo sunshine pop e pop barroco, sendo assim as maiores bases do art rock inaugurado em 1966 com o Pet Sounds.
É em 1965 que Brian após ouvir o rubber soul dos beatles, resolve rivalizar com os inglêses, compondo o álbum que marca a nova página do rock e do pop, o Pet Sounds. Mesmo os álbuns dos beach boys de 1965 sendo mais sofisticados que o próprio rubber soul, Brian subestima seus álbuns, já que ele sempre se cobrava e nunca era totalmente satisfeito com sua própria obra, o que gerou um certo incômodo por parte dos outros integrantes do grupo depois.
1966 e a nova cara do rock e do pop
1966 é a nova página do rock'n'roll e, foi também contrubuida por beach boys com o Pet Sounds (sons de animais domésticos e com duplo sentido no inglês, sons preferidos), composto e gravado à partir de 1965. Assombra todos os contemporâneos americanos e principalmente os inglêses com a genialidade de Brian Wilson e competência dos integrantes do grupo.
Marca a chegada do art rock e da cultura da expansão mental devido à Brian experimentar psicotrópicos como Marihuanna e LSD, abrindo caminhos para o rock psicodélico, embora as drogas e álcool sempre destruiram os genios da música popular com seu abuso. O álbum pet sounds influenciou beatles e george martin à criar o sgt peppers e os inglêses de uma forma geral, obrigando a melhorar a produção, forma de composição e experimentalismo.
Até rolling stones fizeram um campanha para que seus fãs comprassem o Pet Sounds e, The Who passa a compor albuns ainda mais sofisticados e pesados.
Lançam o compacto good vibrations, um dos maiores clássicos do rock e da música psicadélica, abrindo caminho para a explosão do movimento em 1967, e é uma dos mais perfeitos tecnicamente clássicos do rock já lançados. Como era uma época em que a mídia apoiava a música de vanguarda (o que não acontece nos dias de hoje), o compacto vendeu milhões de cópias gerando uma grande expectativa no próximo álbum da banda, já que a good vibrations faria parte do revolucionário pet sounds, ficando de fora.
Smile, colapso e afastamento de Brian
Esta fase triste da banda e principalmente de Brian Wilson, começa ainda em 1966 e que culminou em 1967 com o cancelamento do que seria o maior álbum da história do rock abortado com 90% aproximadamente completado; O smile, depois da grande expectativa gerada após o lançamento de good vibrations.
Brian Wilson nesta época já estava usando o LSD, e abusando do psicotrópico, além de sua doença diagnosticada anos depois, a esquizofrenia, estar sendo mal cuidada. A soma destes problemas, mais a pressão da gravadora com outros membros dos beach boys, no receio de não vender como aconteceu com o Pet Sounds na américa, ao contrário da inglaterra, contribuiu na piora de Brian.
O smile já havia sido composto e sendo gravado desde 1966, mas as gravações foram se extendendo com estes problemas citados acima, fazendo com que a gravadora apressasse mais em 1967. Um detalhe importante é que Paul McCartney mostrou um pedaço da sgt. peppers bem depois dos problemas já estarem agravados, então Brian já não conseguia mais juntar as partes compostas na gravação, chegando a queimar boa parte do material, e, viu o sgt. peppers sair antes de smile. Abandonou o projeto e ficou por anos na cama.
Isso é uma prova que não foi o sgt. peppers o responsável pela desistência de Brian, vendo-se o período de gravação, cronologia, e que tudo isso é um grande mito gerado por beatlemaníacos devido à rivalidade. Brian como era já problemático com sua própria obra, nunca era satisfeito com mesma e, sempre achou a obra dos outros superior à sua, como exemplo a Be My Baby de Phil Spector, Beatles, etc.
Em entrevistas recentes, Brian já mostra opiniões diferentes como numa pergunta sobre a comparação entre sgt. peppers e smile, respondendo que as duas obras tinham propostas diferentes, não deixando claro qual era o melhor. Isso foi numa entrevista na época em que lançou o smile em 2004.
Pós Pet Sounds
Lançam o Smiley Smile que, apesar de sua péssima reputação é ainda bem feito, à frente da época e é um dos mais psicodélicos do rock, sendo como um dos preferidos de Pete Townshend do The Who. A good vibrations foi colocada neste álbum.
Lançam ainda em 1967 o Wild Honey que marca o primeiro álbum do grupo sem a liderança de Brian. É cheio de soul, músicas ácidas e melódicas. Apesar de ser uma tentativa ao simples, é um típico álbum de 1967 e atual na época.
Friends de 1968 mostra os beach boys alcançando cada vez mais a maturidade e perfeição musical até 1973.
Todos os álbuns a partir de friends até o holland são considerados álbuns perfeitos e que não ficam atrás do lendário pet sounds, mesmo não tendo moral na mídia, além de serem um fracasso em vendas. Detalhe é que são álbuns que não tem a liderança de Brian que, havia se afastado do grupo e revela a genialidade e talento do outros beach boys.
Mesmo não sendo considerados discos clásicos por muios fãs, os álbuns após o vanguardista holland, são álbuns bons, bem feitos, e são justamente a volta de Brian ao grupo com uns dos exemplos, o 15 big, ones, love you, beach boys 1985(um álbum soul produzido por stevie wonder e steve levine), entre outros.
Em 1989 e 1992 lançam os últimos álbuns de estúdio, álbuns que não correspondem à genialidade dos álbuns anteriores, não são álbuns queridos pelos fãs, mas que têm trabalhos bem feitos em excecução instrumental e vocal.
Atualidade
O Beach Boys continua a se apresentar em turnês, mas apenas com uma fração de seus integrantes originais.


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